Se você sente que pode ter mais produtividade no trabalho, um ótimo caminho para resolver este problema é o planejamento da sua rotina. Quando se tem um plano bem definido, fica mais fácil saber o que deve ser feito em cada momento e como utilizar o tempo disponível da melhor forma possível para melhorar a qualidade das suas entregas.
Confira algumas dicas para começar hoje mesmo:
Priorize suas tarefas
Tire um momento (pode ser no início do dia ou no final do anterior) para fazer uma lista de tarefas que precisam ser executadas considerando os seus prazos, a importância de cada uma e a complexidade do trabalho.
Uma boa ferramenta para esta etapa é a Matriz de Eisenhower, ela ajuda a categorizar as atividades por ordem de prioridade, considerando sua importância e urgência. A matriz divide as tarefas em quatro quadrantes:
- Importantes e urgentes;
- Importantes e não urgentes;
- Não importantes e urgentes;
- Não importantes e não urgentes.
Faça um timebox
Depois de organizar seu dia de trabalho, é importante estabelecer um tempo máximo para cada tarefa e gastar a maior parte do tempo em atividades mais relevantes e com maior impacto no seu dia/resultado.
Mantenha a sua rotina equilibrada
Lembre-se de manter o controle sobre o planejamento estipulado, equilibrando o seu tempo de acordo com as demandas e evitando a sobrecarga. Para isso, você pode usar a Técnica Pomodoro. O método consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, intercalados por breves pausas de 5 minutos. O objetivo é melhorar a concentração e a produtividade, evitando distrações e interrupções, e registrando qualquer interrupção ou distração que surgir. A técnica ajuda a aumentar a eficiência e a combater a procrastinação.
Importante: mantenha uma lista enxuta. Se possível, escolha poucos itens para o planejamento diário, sempre priorizando as tarefas mais importantes. Isso evita sobrecarga, ajuda a manter o foco e deixa espaço para imprevistos, adaptações e retrabalhos.
Gostou das dicas? Acesse o Blog da Unimed Nordeste-RS para ver mais conteúdo!