Secretária, cuide da sua voz!

Você conhece muita gente que cuida da própria voz? E você, tem esse cuidado? Apesar de ser fundamental, principalmente para quem trabalha com público e necessita falar constantemente, a saúde da voz não está nas prioridades da maioria das pessoas. Hoje trazemos algumas dicas para você cuidar da voz!

Veja nossas dicas para cuidar da voz

A prevenção é a melhor maneira de manter a sua voz saudável. Portanto, selecionamos algumas dicas para ajudar na prevenção de irritações, rouquidão, perda da voz e muito mais. Confira:

  1. Hidrate a voz: assim como o resto do corpo, a voz também precisa de hidratação, mantendo as pregas vocais lubrificadas. Beba água ao longo do dia e mantenha sempre uma garrafa por perto durante, principalmente em momentos de esforço vocal.
  2. Aqueça a voz: Faça 5 minutos de exercícios de aquecimento vocal antes de utilizá-la por longos intervalos. Faça barulhos com a boca fechada, roncos suaves nos lábios, movimente a boca e a mandíbula, entre outros.
  3. Coma maçã: graças à sua ação adstringente, a maçã limpa a garganta.
  4. Mantenha a postura correta: pode parecer inesperado, mas a postura é importante para a fala. Tome cuidado para não colocar o pescoço e as pregas vocais em demasiada tensão.
  5. Evite fumar: entre outros malefícios, o cigarro causa irritação na garganta, provoca laringite, enfraquece a potência da voz e causa rouquidão.

Como identificar problemas com a saúde da sua voz

Conforme comentamos, a prevenção é a melhor forma de manter a voz saudável. Contudo, também é importante estar atento aos sinais que a sua voz dá, pois sem cuidado, as suas cordas vocais já podem estar danificadas. Procure um médico se:

  • A irritação na garganta durar mais de 10 dias;
  • Ao perder a voz;
  • Ao notar cansaço ao falar;
  • Ao pigarrear com frequência;
  • Na presença de dores de garganta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *