Saúde digital: use a internet sem prejudicar a sua saúde!

Já se imaginou sem o celular? Ou pior ainda, vivendo novamente sem o acesso à internet? Atualmente, é realmente muito difícil imaginar a desconexão total com a internet. Contudo, precisamos lembrar que passar tempo demais em frente às telas, esquecendo da “vida real”, pode ser muito prejudicial à nossa saúde. Por isso, vamos falar de saúde digital, para te ajudar a usar a internet na medida certa.

Uso excessivo de redes sociais pode afetar a saúde mental

Segundo estudos realizados pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, quanto mais tempo permanecemos conectados às redes sociais, maior o risco de desenvolvermos sintomas de depressão. Além disso, uma pessoa que não consegue ficar offline pode se tornar irritadiça e ansiosa enquanto não estiver conectada, sentindo a necessidade de estar o tempo todo online.

Para evitar essa dependência, a dica é estipular horários para acessar as redes sociais. Para não cair em tentação, outra sugestão é desativar as notificações do celular enquanto não utiliza.

Não esqueça de aproveitar o mundo real

Para aqueles que têm a necessidade de passar o dia trabalhando conectados, a sugestão é usar os fins de semana, por exemplo, para realizar atividades offline. Que tal aproveitar uma trilha na natureza, passear no parque ou ir à praia? Outra dica é evitar responder e-mails ou mensagens em aplicativos fora do horário de trabalho.

Cuidados também precisam acontecer com a saúde física

Vale ressaltar que além dos problemas que acometem a saúde mental, o excesso das telas também prejudica a saúde física. Passar tempo demais no computador, tablet ou smartphone pode ser problemático para a visão, gerando ainda possíveis dores de cabeça. 

Além disso, é comum ter uma má postura ao usar o computador, o que faz com que as chances de sofrer constantemente com dores na coluna cresçam. A tendinite, gerada devido ao movimento repetitivo das mãos nos cliques e digitações, também pode piorar com o excesso do uso da internet. 

Comente aqui embaixo: o uso exagerado das redes sociais já fez você perder tempo valioso para fazer outras coisas mais importante? Como você lida com isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *