Você sabe o que é a procrastinação e como evitá-la?

Para quem não consegue fugir dela, a procrastinação pode ser um grande problema na rotina. Afinal, adiar as tarefas não ajuda em nada quem quer otimizar o tempo do seu dia – seja no trabalho ou na vida pessoal. Mas você sabe o que é a procrastinação e como fazer para evitá-la?

O que é a procrastinação?

De forma simplificada, procrastinar é simplesmente o ato de adiar o cumprimento de uma tarefa que precisa ser realizada. Ou seja, é o famoso deixar para depois. A procrastinação pode ser feita de forma consciente ou ainda inconscientemente. Na maioria das vezes, ao procrastinar, as pessoas optam por fazer outras tarefas que são mais prazerosas. Por exemplo, assistir um filme ao invés de responder e-mails.

Por que procrastinamos?

De forma geral, o cérebro humano nos leva à procrastinação porque tem preferência pela recompensa imediata. Portanto, tende a lutar com tarefas que prometem vantagens futuras em troca de esforços no presente. 

Como evitar a procrastinação?

Para evitar a procrastinação, muitas medidas podem ser tomadas. Assim, é possível começar com as mais básicas como criar uma lista de afazeres e definir horários para a realização das tarefas. 

Além disso, criar metas e estabelecer recompensas pessoais também são sugestões benéficas aos grandes procrastinadores. Ao contar com um objetivo e um prêmio, as pessoas podem se sentir mais estimuladas a realizarem as tarefas que precisam sem enrolar.

Saber priorizar tarefas também é importante para evitar a procrastinação, uma vez que ela pode levar a uma bola de neve. No trabalho, por exemplo, nem todas as obrigações são igualmente importantes. Isso quer dizer que há algumas que precisam ser feitas em primeiro lugar, pois são consideradas mais significativas ou possuem prazos mais curtos.

Saber como evitar a procrastinação pode fazer com que seu dia seja muito mais produtivo. Escreva aqui nos comentários: como você lida com isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *