8 motivos para incluir bergamota na sua alimentação

O que vem à sua mente quando falamos em alimentos típicos do inverno? Na nossa região, é comum encontrarmos delícias como pinhão, sopas e a fruta mais clássica da estação, a bergamota.

Mas você sabia que a bergamota possui diversos benefícios para a nossa saúde? Continue a leitura e confira 8 razões para incluir o fruto na sua alimentação. O material foi desenvolvido pelas nutricionistas Karen Pissetti e Annelise Fochesatto, da Medicina Preventiva da Unimed Nordeste-RS.

Um pouco sobre a bergamota

A bergamota, conhecida também como mexerica, mimosa, mandarina ou pelo nome científico de Citrus deliciosa Tenore, é uma fruta da família das tangerinas, sendo rica em vitamina C, vitamina A e antioxidantes que ajudam a prevenir alguns problemas de saúde, como gripes, câncer, anemia ou infarto.

Além disso, a bergamota ainda tem ótimas quantidades de potássio, fibras e água, que ajudam na eliminação das fezes e no controle dos níveis de glicose no sangue, combatendo e evitando a prisão de ventre e a diabetes.

A bergamota é menor, mais achatada e tem a casca mais lisa e fina que outros tipos de tangerina e pode ser encontrada em feiras ou supermercados, sendo normalmente consumida em sua forma natural, em sucos, licores, saladas, bolos ou molhos. Já a casca e a folha da bergamota podem ser usadas em chás e em óleos essenciais, que são comercializados em lojas de produtos naturais.

Existe outro tipo de bergamota, conhecida como “bergamota verde” ou pelo nome científico de Citrus bergamia. Este tipo de bergamota é pouco conhecido, sendo usado somente para a produção de óleos essenciais.

Veja a matéria completa no Blog da Unimed Nordeste-RS e acompanhe as notícias sobre a cooperativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *