Você sabe como evitar erros comuns de português no trabalho?

A língua portuguesa é riquíssima, com diversas regras ortográficas e gramaticais. Contudo, estes detalhes podem, muitas vezes, confundir na hora de escrever. Seja no momento de redigir um email ou até mesmo um recado, é preciso ter atenção. Assim, trazemos alguns dos erros mais comuns e explicações para te ajudar a evitar aquele momento de esquecimento na hora de escrever.

1. Confundir “mas” e “mais”

Nestes casos a letra “I” faz toda a diferença! Apesar dos sons similares na hora da fala, “mas” e “mais” são palavras totalmente diferentes. O “mas” é muito utilizado quando você traz na frase uma informação que contraria a anterior. Já o “mais” é o oposto da palavra “menos”, assim, não deve ser usado como contrariedade.

2. A dúvida entre “mal” ou “mau”

Aqui a ideia para evitar o erro é sempre pensar no oposto. Isso porque a palavra “mau” é um adjetivo, cujo antônimo é a palavra “bom”. Já a palavra “mal” com a letra l, é o antônimo de bem. Ou seja, na hora de escrever dá sempre para pensar em qual seria o oposto na sua frase!

3. Usar “a gente” ou “agente”

Apesar de parecer piada, a sugestão é lembrar sempre do famoso 007: ele é um agente secreto. Quando precisar falar de várias pessoas de forma informal, use “a gente” separadamente. 

4. Meio ou meia?

É muito comum as pessoas usarem erroneamente a palavra “meia”, um substantivo, quando deveriam utilizar “meio” como um numeral fracionário quanto como advérbio de intensidade. Entretanto, ela só deve ser usada no feminino, fazendo concordâncias, quando for utilizada como numeral: “meia hora” ou “meia xícara”.

Estes são apenas alguns dos erros mais comuns cometidos na hora de escrever. De forma geral, contudo, as principais dicas são sempre simplificar na escrita quando estiver em dúvida e, claro, sempre consultar um dicionário ou uma gramática. Além disso, vale aproveitar os corretores automáticos dos dispositivos digitais!

Essas dicas foram úteis para você? Comente aqui embaixo outras dicas que você espera ver aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *